Sua saúde física e emocional depende de muitas coisas além da sua alimentação e prática de exercícios. Não há como promover seu bem-estar sem pensar também em seu estado emocional. Por isso que é importante incluir algumas práticas para melhorar a sua mente e seus sentimentos, como a meditação.
Apesar de parecer bem simples, atingir um estado meditativo é bem mais difícil do que aparenta. Muitas pessoas têm dificuldades para focar por conta própria, o que leva a mais estresse e frustração. Felizmente, existe uma alternativa para isso: a meditação guiada.
Se você deseja começar a praticar a meditação, mas tem essas mesmas dificuldades, então essa pode ser uma ótima alternativa. Acompanhe e entenda melhor.
O que é a meditação guiada?
Com o nome diz, trata-se de um método de meditação onde ela é orientada por um fator externo, geralmente uma pessoa, música ou uma gravação. Geralmente isso vem na forma de um instrutor, o qual fala com seus orientados em tom baixo, dando um ponto focal mais claro e guiando movimentos e respiração. É uma excelente alternativa para quem deseja começar, mas tem dificuldade para se concentrar por conta própria.
5 benefícios da meditação guiada
Controle do estresse
Uma meditação feita com boa atenção quase sempre reduz os níveis de estresse no corpo e na mente. Ao focar em sua respiração por um tempo, você tira sua mente de outros lugares, permitindo que você acalme seus pensamentos e evite sua sobrecarga. Algo muito importante para melhorar sua qualidade de vida.
Melhoras sentidas no corpo
Além do benefício psicológico e redução da ansiedade, uma meditação guiada também pode ser sentida no corpo. Primeiramente, você verá como sua respiração fica mais saudável. Segundo, você também deve começar a sentir outras funções corporais se alinhando melhor, como o coração, a digestão, etc. Tudo está conectado ao seu estado mental.
Contribui com a qualidade do sono
Insônia é um sintoma comum de estresse, o qual pode levar a várias complicações em seu dia a dia. O período de meditação é excelente para desacelerar o corpo e a mente, te deixando em um estado mais adequado para pegar no sono depois de um dia muito cheio.
Promove a capacidade cognitiva
Uma mente muito sobrecarregada dificilmente consegue raciocinar direito. Por isso é importante ter momentos para reduzir a sua carga mental e relaxar, tirando as preocupações dos seus pensamentos. A meditação guiada tem justamente esse propósito, de te ajudar a focar em outra coisa e diminuir o ritmo até algo mais administrável.
Oportunidade de autoconhecimento
Por fim, mas não menos importante, a meditação guiada convida o sujeito a olhar para si mesmo, a sentir seu corpo e as próprias emoções, sem levar em conta as interferências externas. É um exercício que contribui com o desenvolvimento emocional e o autoconhecimento, que é fundamental no amadurecimento da alma.
Agora que você conhece melhor a meditação guiada e seus benefícios, é hora de incluí-la como parte de sua rotina. E se quiser a orientação certa para isso, entre no canal da Família Yoga no Telegram agora mesmo.